Fórum

arrow_back

Licença de FREERTOS

ROGERIO DIAS RODRIGUES

05/10/2022 12:07:50

Olá, pessoal

Preciso de um Help sobre FREERTOS em termos de licença.

Estou com um software legado. Aonde vou precisar fazer manuteçao e agregar novas funcionalidades. 

(possui algumas parte em assembler proprietarios, nas quais Thread especificas as monitoram e controlam)

Segue abaixo as minhas perguntas:

Pode se alterar o Kernel versao 6,0.2 do FreeRTOS para atender algumas funções especificas de operação?

Neste o software possui alterações no kernel. Com a licença MIT, pode alterar o Kernel?

O engenheiro anterior não deixou nenhum  comunicado ou meios que foram transmitida a comunidade FREERTOS.

Possui algum local, aonde posso pesquisar este  assunto se o engenheiro comunicou? ou com licença MIT, nao precisa mais recorrer ou comunicar a comunidade?

Estou estudando e a Levantando a estrutura do projeto. 

Estou quebrando em varias partes o projeito atual: 

-Defines;

-Variaveis globasi, 

-Variaveis locais;

-Pre configuraçoes;

-Drivers, 

-Perifericos, 

-Thread, 

-Queue, timers

-Gerenciamento de memoria,  

-Controle;

-Aplicaçao;

- funçoes especificas;

-Outros

A  necessidade para atualizar para versao mais recente do FREERTOS v.10.

Vejo a necessidade de fazer um novo projeto. Tudo isso demanda tempo.

Poderiam passar algumas sugestões? (sei que a pergunta eh ampla ou agregar o que ja estou fazendo acima)

Ocorre a necessidade de novas funcionalidades, operações e flexibilidade para mudanças. UP grade!

Desde ja agradeço pela atençao e pelas informações.

Parabéns ao prof. Fernando, aos demais professores e a equipe. 

Estou gostando dos cursos:  são bem diversificados em varios temas,  didaticos e explicam passo a passo.

Parabéns!!!

Abraços

Deus nos acompanhe e nos proteja 

Amem

FERNANDO SIMPLICIO DE SOUSA

05/10/2022 13:23:26

Você deve seguir os termos de licenciamento atribuido a versão do FreeRTOS que está usando, neste caso a 6.02 (eu encontrei a versão 6.01 no Git). Este termo de licença acomanha os arquivos do seu projeto, e também pode ser consultado no link abaixo.

https://github.com/FreeRTOS/FreeRTOS/blob/V6.0.1/License/license.txt

A partir da versão 10, o FreeRTOS segue o termo de licenciamento MIT. Porém, as versões mais antigas seguem a GLP e nos termos há uma seção sobre Exceção

https://github.com/FreeRTOS/FreeRTOS/blob/V6.0.1/License/license.txt#L401

-------------------------------

Talvez seja melhor migrar para a versão 10 do FreeRTOS e aplicar o MIT. Pois, caso contrário, conforme a seção de Exceção da GLP, você teria que fornecer os códigos combinados com o FreeRTOS a quem requisitar isso, sobre os termos GNU General Public License .

(tradução google)

O texto de exceção GPL do FreeRTOS:

Qualquer código-fonte do FreeRTOS, modificado ou em sua forma de lançamento original, 

ou no todo ou em parte, só pode ser distribuído por você sob os termos 

da GNU General Public License mais esta exceção. Um módulo independente é 

um módulo que não é derivado ou baseado no FreeRTOS.

Cláusula 1:

Vincular o FreeRTOS estaticamente ou dinamicamente a outros módulos está fazendo um 

trabalho combinado baseado no FreeRTOS. Assim, os termos e condições do GNU 

Licença Pública Geral cobre toda a combinação.

Como uma exceção especial, o detentor dos direitos autorais do FreeRTOS lhe dá permissão 

para vincular o FreeRTOS a módulos independentes que se comunicam com o FreeRTOS 

exclusivamente por meio da interface da API do FreeRTOS, independentemente dos termos de licença do 

esses módulos independentes, e para copiar e distribuir os resultados combinados 

trabalhar nos termos de sua escolha, desde que

+ Cada cópia do trabalho combinado é acompanhada por uma declaração escrita que 

detalhes ao destinatário a versão do FreeRTOS usada e uma oferta por você 

fornecer o código-fonte do FreeRTOS (incluindo quaisquer modificações que você possa ter 

feito) caso o destinatário o solicite.

+ O trabalho combinado não é em si um RTOS, agendador, kernel ou produto relacionado.

+ Os módulos independentes adicionam funcionalidades importantes e primárias ao FreeRTOS 

e não apenas estende a funcionalidade existente já presente no FreeRTOS.

ROGERIO DIAS RODRIGUES

05/10/2022 15:51:27

Compreendo!

Muito obrigado pelas informações, prof. Fernando!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade