TIAGO FELIPE DA CUNHA E CASTRO
18/11/2024 10:44:57
Bom dia,
O meu projeto está concluido, e já imprimi a placa PCB, ele funciona perfeitamente através do simulador MBPOLL, e o led que indica a transmissão da comunicação, pisca normalmente, em um intervalo proximo de 0,5 s. Acontece que eu liguei esta placa com um controlador no campo, e o led de comunicação pisca muito rapido mesmo, quase não se percebo ele apagando, os outros dispositivos que estão ligados junto nesta rede RS485 param de se comunicar, e a placa fica com a comunicação muito instável, nao funcionando corretamente até mesmo dizendo não funcionando, mudei até mesmo o endereço modbus da placa para que o sistema não reconhecesse e o led continua piscando como se tivesse mandando informação, para ter ideia utilizo neste programa a função input register (f02), coil(f01) e write multiple coils(f15).
Via software acredito que está tudo certo desenvolvi todas as rotinas de erro, já testei todo tipo de função e novamente funciona muito bem no mbpoll, o problema aparece qdo conecto no controlador, que se comunica através de uma porta fieldBus. Estou desconfiado que o problema está no conversor RS485 - UART TTL (utilizo um da arduino com modulo Max485), tem como o pessoal da microgenios me indicar que conversor funcionaria bem com esta porta? e se realmente o problema deve estar ali ou se tem algum teste que posso fazer, já testei em diversos microcontroladores diferentes e o problema é igual em todos, adianto que os controladores se comunicam modbus com diversos dispositivos de fabricantes diferentes e não tenho nenhum problema com os outros.
Microgenios Tecnologia e Educação
20/11/2024 20:12:47
Olá, Tiago.
Infelizmente já te passamos todas as informações e referências que dispomos.
O nosso conselho é que ao invés de testar o projeto completo, crie um projeto bem simplificado comunicando somente o seu dispositivo com o controlador, para tentar facilitar essa sua depuração do problema, dessa forma você poderá ir isolando as possíveis causas do problema.
Reiteramos que essa é toda ajuda que podemos oferecer, não temos como auxiliar nos projetos dos alunos.
At.
Equipe Microgenios
TIAGO FELIPE DA CUNHA E CASTRO
20/11/2024 19:52:04
Boa noite,
Agradeço a resposta imediata da Microgenios, eu comprei o TTL-HW-519 e instalei na rede, e o problema continuou igual, o programa funciona perfeitamente no software mbpoll, consigo simular todas as funções e deixei ligado mais de uma hora, sem nenhuma taxa de erro na comunicação qdo usando o mbpoll, porem, novamente utliizando o controlador, o led de comunicação pisca muito rapidamente, e o sistema não funciona de acordo e nem deixa outros dispositivos ligados a essa rede funcionar.
Agora estou descartando o problema do conversor, e também não acredito ser o problema o resistor 120 Ohms nas duas pontas terminais, pois em campo eu tinha esse resistor ligado.
Também explico que tomei todos os cuidados para que todos os dispositivos estivessem em common ground, não havendo assim algum problema de referencia na tensão.
Por favor peço mais alguma literatura ou testes que posso estar vendo para entender o que pode estar acontecendo, pois não consigo enxergar uma aplicação modbus em que o dispositivo é escravo, sem ser através de um controlador.
att,