Servidor WEB para Projetos de Internet das Coisas com ESP32

Conecte um dispositivo (no caso o ESP32) a um servidor WEB utilizando o Broker Mosquitto (via MQTT) e a um servidor web via GET, POST, PUT e DELETE.

Servidor WEB para Projetos de Internet das Coisas com ESP32

Baseado em 1 avaliações
  • 426 Alunos matriculados
  • 03 Horas de duração
  • 14 Aulas
  • 3 Módulos
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Ótimo curso!"
Elço
mais avaliações

Aulas de Especialização: Monte seu Servidor WEB para Projetos de Internet das Coisas com ESP32


Este curso apresenta de forma simples e objetiva a forma de conectar um dispositivo (no cado o ESP32) a um servidor WEB utilizando o Broker Mosquitto (via MQTT) e pelos métodos GET, POST, PUT e DELETE do websocket.

Este curso destaca o DASHBOARD WEB da aplicação utilizando a linguagem PHP, HTML e Javascript no desenvolvimento das páginas web.

Além da comunicação via MQTT (como apresentado no curso do Mosquitto), é de vital importância que o programador saiba como comunicar um device (ESP32) a um servidor web por meio de uma conexão HTTP. Neste curso são explicado como enviar e receber as requisições POST e GET via HTTP entre um servidor web (Apache + PHP + Mysql) e armazenar os dados em banco de dados.

Além do aluno compreender como receber e tratar os dados pelo PHP, ele entenderá como simular as requisições por meio de terminais Rest HTTP.

Todos os programas utilizados neste curso são gratuitos e muitos open-sources. Assim, será possível utilizá-los em aplicações comerciais que rodam em ambiente windows quando em linux.

Recomendo que você assista antes o curso sobre o MOSQUITTO e do ESP32 com FreeRTOS, pois eles são de vital importância para entender os passos seguidos e explicados aqui neste curso.



Porque você precisa deste treinamento?

Dúvidas Frequentes


1) PORQUE EU DEVO APRENDER A PROGRAMAR O ESP32?             

A família ESP32 está revolucionando os projetos e aplicações de internet das coisas. Muitas empresas estão substituindo os tradicionais microcontroladores pelo ESP32 devido ter processador de 32-bit Dual-core, operando 2-240 MHz, além de interface WiFi e Bluetooth. Tudo isso por um custo reduzido.


2) PORQUE EU PRECISO APRENDER A PROGRAMAR O FREERTOS PARA DESENVOLVER PROJETOS COM ESP32?           

Todo o desenvolvimento do SDK do ESP32 está baseado no FreeRTOS. Não dá para tirar o melhor aproveitamento do sistema multiCORE do ESP32 sem conhecer a API e o funcionamento do FreeRTOS. Obrigatoriamente o desenvolvedor tem que conhecer sobre Filas, Semáforos e muitos outros recursos do FreeRTOS para realmente programar o ESP32, pois, sem dúvida, precisará destes conhecimentos para sincronizar os processos.


3) NUNCA UTILIZEI UM SISTEMA OPERACIONAL DE TEMPO REAL EMBARCADO. EU VOU CONSEGUIR FAZER O CURSO?           

Sim, caso você tenha conhecimentos básicos sobre C poderá fazer este curso. A utilização de um sistema operacional de tempo real tende a simplificar o programa.


4) POXA, LEGAL ESSA IDEIA DE MONTAR UM SERVIDOR MQTT. O QUE EU VOU UTILIZAR PARA MONTAR ESTE PROJETO?    

Projetos de Internet das Coisas requerem principalmente a utilização de serviços MQTT e Rest HTTP. Neste curso irei abordar os dois protocolos de comunicação. O serviço MQTT que iremos usar é chamado "Mosquitto" e para as aplicações com Rest HTTP será utilizada a API Rest da plataforma geniot PRO Industrial.


5) VOU CONSEGUIR DESENVOLVER UM SISTEMA DE MONITORAMENTO IOT POR MQTT?

Sim. Neste curso será abordado a instalação e a implantação do serviço MQTT do servidor "Mosquitto". Após a instalação e configuração será realizada a comunicação entre ESP32 e o servidor MQTT. O aluno irá aprender a instalar o seu servidor MQTT em seu computador em no servidor na nuvem - Amazon AWS.


6) QUAIS OS KITS (HARDWARES) QUE EU DEVO COMPRAR?       

Na Formação em Internet das Coisas são utilizados os kits NodeMCU ESP32 e NodeMCU ESP8266. O kit NodeMCU ESP32 são utilizados em grande parte dos cursos da Formação IoT visto que é mais atual e aos poucos vem substituindo o ESP8266 (ESP-12F). Foi adicionado um novo treinamento sobre o Rasberry Pi. Neste caso você pode comprar qualquer versão do Rasberry para este curso.


7) Qual é a melhor opção: Colocar meu broker MQTT no Raspberry ou na Nuvem?     

Grande parte das aplicações de internet das coisas precisam de um servidor local, pois a aplicação não pode parar de funcionar mesmo nos momentos em que não há internet. Por esse motivo, disponibilizamos um curso sobre como criar um servidor MQTT e Web no Rasberry. O legal desta aplicação, é que o Raspberry foi configurado como uma ponte (bridge) entre um outro broker MQTT alocado na nuvem. Assim, os dados recebidos dos dispositivos são armazeados em banco de dados local e na nuvem.

            

Importante!!! 

* No valor de investimento para a realização do curso NÃO está incluso nenhum hardware, placa, componente ou licença de software, estes itens são de responsabilidade do aluno. A Microgenios e sua equipe técnica tentam, sempre que possível, utilizar nos cursos e webseminários softwares open source ou que possuam versões gratuitas para estudo, e placas de baixo custo e de fácil aquisição na internet.

* Esta Especialização é conteúdo exclusivo da Formação em Internet das Coisas.

* Lembramos que os alunos matriculados na Formação em Internet das Coisas ganham como bônus especial e gratuito acesso a todo o conteúdo do Clube de Membros Microgenios durante o período da Formação.

Este curso é destinado a todos os interessados em iniciar o desenvolvimento de projetos eletrônicos utilizando microcontroladores, principalmente:

  • Estudantes de cursos superiores relacionados com engenharia e tecnologia (eletrônica, elétrica, automação, computação, mecânica, telecomunicações etc);
  • Estudantes de escolas técnicas de nível médio;
  • Profissionais já formados que precisam iniciar projetos utilizando microcontroladores, sistemas embarcados e internet das coisas (IoT);
  • Professores de faculdades e escolas técnicas, que necessitam reciclar/atualizar seus conhecimentos nas áreas de programação de microcontroladores, sistemas embarcados e internet das coisas (IoT).
FERNANDO SIMPLICIO DE SOUSA
"Professor universitário, desenvolvedor de projetos de sistemas embarcados e IoT, como a plataforma geniot.io e um dos fundadores da Microgenios."

   

* Doutorando pela UFABC;

* Mestre pela UFABC;

* Especialização Universidade Mackenzie; 

* Graduação FATEC-SP; 

* Graduação Universidade UNIP; 

* Curso Técnico ETEC Guaracy Silveira.

Participou da Fundação da Microgenios em 2006, Professor do SENAI Anchieta (Graduação e Pós Graduação), atuação profissional em empresas como Siemens, Ilumatic e Avant Lux; desenvolvedor chefe da plataforma de internet das coisas 100% brasileira geniot.io                                                                  


Certificado emitido pela Microgenios Soluções em Tecnologia Ltda., empresa atuante no mercado desde 2006 especializada em treinamentos, softwares e ferramentas de desenvolvimento para microcontroladores, eletrônica e sistemas embarcados; o certificado emitido neste para os alunos que concluírem este curso possui carga horária, conteúdo programático e código de verificação.

Conteúdo Programático

Olá Aluno

Primeiramente quero parabenizá-lo por estar fazendo este curso. Creio que este treinamento vai lhe ajudar muito nos seus projetos de internet das coisas, ou seja, nas aplicações que exigem conectividade entre um servidor web e um dispositivo físico.

Este curso apresenta de forma simples e objetiva a forma de conectar um dispositivo (no cado o ESP32) a um servidor WEB utilizando o Broker Mosquitto (via MQTT) e pelos métodos GET, POST, PUT e DELETE do websocket.

Recomendo que você assista antes o curso sobre o MOSQUITTO e do ESP32 com FreeRTOS, pois eles são de vital importância para entender os passos seguidos e explicados aqui neste curso.
  • 1. [IOT] Introdução ao Curso (Servidor WEB)
  • 2. [IOT] Instalação e preparação do ambiente. Teste de conexão com o Mysql
  • 3. [IOT] Inserindo dados no Banco de dados por POST no PHP
  • 4. [IOT] Enviando dados do ESP32 para Servidor WEB por método POST
  • 1. [IOT] Lendo dados do Servidor WEB para o ESP32 por método GET P1
  • 2. [IOT] Lendo dados do Servidor WEB para o ESP32 por método GET P2
  • 3. [IOT] Deletando dados do banco de dados Mysql com ESP32
  • 4. [IOT] Atualizando dados do Servidor WEB via ESP32
  • 1. [IOT] Projeto de Comunicação WebSocket POST e GET com ESP32
  • 2. [IOT] Atualização do Banco de Dados e Leitura de valores pelo ESP32
  • 3. [IOT] Visualização Gráfica em Tempo Real dos dados do ESP32 armazenados em Banco de dados.
  • 4. [IOT] Disparo de Notificações via MQTT na Página WEB para o ESP32.
  • 5. [IOT] Aplicação final com MQTT, Servidor WEB e ESP32.
  • 6. [IOT] Aplicação final com MQTT, Servidor WEB e ESP32 - Complemento

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo